Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Nacional da consciência negra - 20 de novembro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia Nacional da consciência negra - 20 de novembro

  • Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 15h45
  • Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 15h45

O dia nacional da consciência negra, formalmente estabelecido pela Lei nº 12.519/2011, é comemorado na data de 20 de novembro, em razão do falecimento de Zumbi, liderança do Quilombo dos Palmares. O objetivo de celebrarmos essa data consistem em recordar a batalha travada pelos negros no combate a opressão sofrida no Brasil.

Para a comunidade acadêmica do IFPA, notadamente, para o diretor geral do campus Itaituba do Instituto Federal do Pará, Lucivaldo Figueira, a cultura afro-brasileira é importantíssima para o povo brasileiro, pois nos enriquece com sua influência na música (rap, hip hop, samba, maracatu, pagode e outros ritmos que possuem raízes do povo afrodescendente) na culinária, artes marciais e religiões do Brasil.

A professora Maria Malcher, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/IFPA) do campus Itaituba, explica que a instituição promove atividades interdisciplinares envolvendo discentes e docentes do campus. Tais atividades perpassam por refletir sobre o racismo estrutural e a promoção da equidade racial e de gênero na sociedade brasileira, promovendo assim, uma educação antirracista na educação profissional e tecnológica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->