Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Dia Nacional da Saúde
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia Nacional da Saúde

  • Publicado: Quarta, 05 de Agosto de 2020, 17h45
  • Última atualização em Quarta, 05 de Agosto de 2020, 17h45

Em 05 de agosto é celebrado o dia Nacional da Saúde em alusão a data de nascimento do médico Oswaldo Cruz. O sanitarista era um dos principais nomes no combate a epidemias no Brasil, contribui para o desenvolvimento científico e da pesquisa, sobretudo quando o tema era vacina.


Na primeira década do século XX, no interior do Instituto Soroterápico Federal Cruz que é atualmente chamado de Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituído pelo mesmo em 1900, o médico começa a seguir um modelo francês de fabricação de vacinas e soros.


Os medicamentos produzidos pelos funcionários da Fiocruz trouxeram a extinção de doenças como a varíola no Rio de Janeiro e à redução de surtos de febre amarela e da malária.


O dia Nacional da Saúde foi instaurado em 1967 com o objetivo de promover a reflexão sobre como os indivíduos estão cuidando da sua saúde. Vale destacar que uma ótima saúde decorre do cuidado com a tríade: atividade física, mental e alimentar.


Abaixo seguem algumas dicas elaboradas pelo Ministério da Saúde para que as pessoas se cuidem no decorrer da pandemia do Covid-19:


  • Atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que podem ser realizadas no tempo livre ou durante os afazeres domésticos. Vale dançar, pular corda, subir escadas. Assim como para as crianças, os videogames que estimulam movimentos corporais também podem ser opções divertidas para os adultos.

  • Para quem está em home office durante a pandemia, é importante evitar longos períodos sentado. Levante-se de tempos em tempos para se movimentar, seja para buscar água, ir ao banheiro ou até mesmo dar uma volta pela casa.

  • Para os iniciantes em qualquer atividade física, é recomendável começar pelas mais leves. Os exercícios de alongamento e relaxamento podem ser realizados em casa, sem a necessidade de muito espaço, como no chão ou em pé.

  • Da mesma forma, podem ser feitos os exercícios de fortalecimento que envolvem grandes grupos musculares, como se sentar e se levantar de uma cadeira ou agachar para levantar objetos com pouco peso (1 a 2 kg). É importante sempre respeitar os limites do próprio corpo.

  • Para adultos que já têm contato com a atividade física, é hora de adaptar os exercícios em casa ou diversificar as atividades. Além disso, mantenha sempre o corpo hidratado e beba água várias vezes ao dia.
registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->