Página inicial > Últimas Notícias > Chamada interna Oficinas 4.0

Chamada interna Oficinas 4.0

• Publicado: Quinta, 23 de Julho de 2020, 16h57
  • Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2020, 16h57

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), divulgou o edital nº 02/2020 que tem o propósito a seleção de projetos voltados à implementação das Oficinas 4.0.

De acordo com o edital, as oficinas 4.0 consistem em atividades extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais oriundas do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em estudantes do ensino técnico, de graduação e pós-graduação, as competências e habilidades requeridas pela Economia 4.0.

Compreende-se como Economia 4.0 a modificação do padrão da atividade econômica, fundamentada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta diretamente nos três setores da atividade econômica - setor primário, setor secundário e setor terciário.

A inscrição para a submissão de propostas para seleção de projeto continua até o dia 31 de julho de 2020. A escolha das propostas submetidas pelos campi será realizada em duas fases, a primeira incide em análise documental e a segunda será por meio de avaliação da proposta. O resultado final será publicado em 18 de agosto do corrente ano.

O campus Itaituba poderá submeter somente uma proposta que contenha até 4 (quatro) Planos de Trabalho para a implementação de programa de capacitação de estudantes denominado Oficinas. Cada Plano de Trabalho deve fazer referência a um projeto de inovação tecnológica relacionado a demanda real oriunda do setor produtivo. O Plano de Trabalho deverá conter, necessariamente, os seguintes integrantes bolsistas: 1 (um) professor coordenador, 4 (quatro) professores orientadores de equipe e estudantes de diferentes níveis de educação, divididos em quatro equipes, regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio e de graduação oferecidos pelo IFPA.

Para mais informações, acesse Edital e aos seus anexos.