Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Brasil comemora 132 da Lei Áurea
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Brasil comemora 132 da Lei Áurea

  • Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 15h09
  • Última atualização em Quarta, 13 de Mai de 2020, 15h37

 

Nesta quarta-feira, 13 de maio, comemoram-se 132 anos da assinatura da Lei Áurea, que simboliza o final da escravidão no Brasil. Rubricada pela princesa Isabel em 1888, porém a referida lei não foi capaz de apagar as sequelas de quase quatrocentos anos de sistema escravocrata.


O processo da abolição no Brasil foi vagaroso e progressivo, com numerosos conflitos e ameaça da população. O país foi a última nação do ocidente a abolir totalmente a escravatura. O resultado dessa lentidão são as discriminações raciais e as péssimas condições sociais em que vivem os negros no país.


Refletir sobre a situação dos negros no Brasil é necessário, pois são aproximadamente 500 anos de imposição de diferentes culturas, além de preconceito sobre suas manifestações religiosas, rebaixamento de sua competência intelectual e criativa, sobretudo a estereotipagem pela sua composição genética afrodescendente.


Por esse motivo, o Instituto Federal do Pará – campus Itaituba tem muito orgulho em ser uma Instituição de Ensino que respeita todos os povos em sua integralidade e valoriza as diferenças culturais. Ademais, cabe destacar que um dos propósitos do campus é cooperar para que as discriminações decorrentes da cor da pele sejam reduzidas na Cidade de Itaituba e região.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->