Página inicial > Últimas Notícias > Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre o auxílio inclusão digital

Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre o auxílio inclusão digital

• Publicado: Quinta, 07 de Mai de 2020, 12h06
  • Última atualização em Quinta, 07 de Mai de 2020, 15h33

Qual o objetivo do auxílio inclusão digital?

O auxílio inclusão digital tem por finalidade proporcionar aos estudantes condições de acesso à internet para manutenção da vinculação acadêmica, possibilitando o acesso a comunicações, orientações e capacitações, de forma remota, no período de suspensão do calendário acadêmico devido o estado de calamidade pública decorrente da COVID-19, assim como no período de reposição das aulas.

A quem se destina?

Aos alunos regularmente matriculados no ano de 2020, nos cursos técnicos ou superiores do Instituto Federal do Pará (IFPA), que estejam em comprovada situação de vulnerabilidade social.

Mas, afinal de contas, em que pode ser utilizado o valor ganho do auxílio inclusão digital?

O aluno do campus Itaituba deverá utilizar o recurso para adquirir chip de celulares e/ou pacote de dados para acesso à internet, ou ambos.

Qual valor será pago no auxílio inclusão digital?

O valor do auxílio será único para todo o IFPA, cuja parcela corresponderá ao valor de R$ 60,00 (sessenta reais) e serão pagas aos alunos 3 (três) parcelas de uma única vez (cota única), visando à otimização do atendimento e utilização do recurso para finalidade proposta.

Como eu realizo a prestação de contas?

Para realizar prestação de contas o estudante deverá apresentar no setor de assistência estudantil do Campus, no prazo de até 15(quinze) dias úteis a contar do retorno das aulas presenciais, “Declaração de recebimento do auxílio inclusão digital” informando a utilização do recurso para aquisição de chip de celulares e/ou pacote de dados para acesso à internet.

Ainda não fiz minha inscrição, mas quero receber o auxílio inclusão digital, ainda posso realizar a inscrição?”

Sim, você poderá realizar a inscrição até o dia 15 de maio de 2020.

Onde posso fazer a inscrição para o auxílio?

A inscrição para o auxílio e realizada no SIGAA (www.sigaa.ifpa.edu.br)

Como realizo a inscrição para no auxílio inclusão digital?

O estudante deverá realizar inscrição para o auxílio inclusão digital no SIGAA por meio das seguintes etapas:

I.Primeira Etapa - Adesão ao Cadastro Único.  Discente deve acessar o SIGAA (www.sigaa.ifpa.edu.br), clicar em “Entrar no Sistema” com suas credenciais de acesso (matrícula). Em “Portal do Discente”, acessar o menu “Auxílios” e depois “Aderir ao Cadastro Único”, que consiste no preenchimento de um Questionário Socioeconômico. Ao final, clicar em “Confirmar Inscrição”.

II.Segunda Etapa –Solicitação de Auxílio. Discente deve acessar novamente o “Portal do Discente”, no menu “Auxílios” clicar na opção “Solicitação de Auxílios” e depois “Solicitar Novo Auxílio”. Posteriormente selecionar “Auxílio  Inclusão Digital”, ler as informações apresentadas   e depois marcar a opção “Eu li e compreendi as instruções e prazos informados acima” .Em  seguida clicar em “Continuar”, verificar se todos os dados estão corretos e preencher as informações requeridas. Ao final clicar em “Cadastrar”.

III.Terceira Etapa– Anexa  Comprovante de inscrição do Cadúnico. O estudante deverá acessar o “Portal do Discente”, clicar no menu “Auxílios”, depois “Solicitação de Auxílios” e em seguida “Anexar Comprovantes” e anexar o comprovante de inscrição no Cadúnico.

Continua com dúvida?

Para mais informações, clique aqui e acesse a Resolução nº 85/2020 do Conselho Superior (CONSUP).