Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Amazônia - 05 de setembro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Dia da Amazônia - 05 de setembro

  • Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 13h01
  • Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 15h05

Dia da Amazônia

Neste 05 de setembro, dia da Amazônia, a Comissão Local de Meio Ambiente (CLMA) do IFPA – campus Itaituba vem reforçar junto à comunidade interna e externa a importância deste singular bioma para cada um de nós seres humanos. Impressiona observar os números desta região tão rica e estratégica, dos quais destacamos alguns para mostrar a você:


- A região hidrográfica amazônica é a maior bacia do planeta em extensão, com quase 7.000.000 km² de área drenada¹;
- Na Amazônia, é encontrada a maior diversidade de animais e plantas do planeta (estima-se cerca de 60.000 espécies de plantas, 2,5 milhões de espécies de artrópodes (insetos, aranhas, centopéias, etc.), 2.000 espécies de peixes e 300 de mamíferos), e a biodiversidade amazônica – ainda subdimensionada – representa aproximadamente 1/3 do estoque genético global2;
- Nossa floresta tropical abriga também uma enorme diversidade sociocultural, sendo a casa de mais de 180 povos indígenas e 499 Terras Indígenas (TI’s) em diferentes estágios de demarcação, respondendo por 98% da área de TI’s brasileiras³;
- A Amazônia é responsável por fixar 1,5 bilhões de toneladas de carbono anualmente4, contribuindo para equilibrar o ciclo deste elemento;
- A diversidade de peixes na bacia amazônica é a maior do país, onde se estima mais de 1.300 espécies¹, tendo ainda cerca de 15% dos animais de água doce do planeta5;
- Na Amazônia Legal, já foram identificadas em torno de 650 espécies vegetais farmacológicas de importância econômica6, porém o número de espécies com propriedades medicinais segundo o saber tradicional é vasto e inestimado.

Isto é apenas uma amostra da riqueza de nosso território, condição que também gera intensos debates políticos, jurídicos, éticos e econômicos sobre o aproveitamento e a conservação dos seus recursos. Tamanho interesse, por si só, justifica a proteção deste patrimônio tão complexo, contudo ainda há grandes desafios a serem superados na luta pela manutenção dos ecossistemas amazônicos e seus incontáveis serviços ecológicos. A avanço de incêndios e queimadas ilegais, o tráfico de animais selvagens, a poluição e contaminação hídrica, o avanço descontrolado do desmatamento, disputas por terra, conflitos envolvendo povos tradicionais, urbanização desordenada, epidemias e falta de saneamento básico são exemplos de problemas socioambientais que colocam em dúvida a prosperidade de nossa região, e que precisam ser enfrentados de forma séria e justa, com a participação de todos nós, cidadãos amazônidas, nascidos ou não nesta terra.


A Amazônia é importante para o desenvolvimento sustentável - ou para o ecodesenvolvimento - não apenas do Brasil, mas de todas as comunidades humanas. Contudo, estar localizado no coração deste ecossistema é especialmente sensível para nós do IFPA – Campus Itaituba. Por isto, a Comissão Local de Meio Ambiente entende ter papel fundamental na construção de uma relação de maior harmonia entre o Instituto e o meio que o cerca. Para materializar este sentimento, a CLMA apresenta algumas ações que tem desenvolvido para tornar a Administração Pública mais sustentável em nossa unidade:

- Auxílio técnico na elaboração dos estudos e instrumentos convocatórios dos processos de compras do Campus, visando a realização de aquisições e contratações sustentáveis;
- Diagnóstico Ambiental das ações pedagógicas e de gestão do Campus (em andamento);
- Solicitação, aos setores competentes, para a aquisição de equipamentos que controlem o consumo de recursos naturais pelo Campus, como a água subterrânea;
- Ações de Educação Ambiental com servidores e alunos, visando também atingir a comunidade externa;
- Participação na construção do planejamento estratégico do Campus, enfatizando a dimensão da sustentabilidade, como nos Planos de Ações e Metas 2020 e 2021;
- Elaboração e implementação do Plano de Logística Sustentável do IFPA – campus Itaituba;
- Articulação junto às coordenações de pesquisa e extensão para identificar estratégias de estímulo a projetos que impliquem maior sustentabilidade às atividades do Campus.

O desafio de fazer educação, ciência e tecnologia em um ambiente com tantas potencialidades e necessidades históricas move nosso Campus no sentido de fazer a diferença na vida da sociedade tapajônica. Todavia, este ímpeto se torna ainda mais poderoso quando partimos da reflexão de nossos próprios desafios enquanto instituição, para então partilhar com a comunidade nossas experiências e avanços.


Que neste Dia da Amazônia, possamos olhar para a grande Amazônia que habita em cada um de nós, com seus vastos rios, florestas, animais, chuvas, igapós, várzeas, histórias, sons, danças e sonhos, e que esta Amazônia perdure junto com nossa luta por nos manter vivos – não apenas existentes, em uma Amazônia que vive porque (n)ela somos e vivemos.

REFERÊNCIAS
¹ BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Recursos Hídricos. Caderno da Região Hidrográfica Amazônica.  Brasília: MMA, 2006. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/estruturas/161/_publicacao/161_publicacao03032011024915.pdf>. 2005. Acesso em 03 de setembro de 2020.
² ALBAGLI, S. Amazônia: fronteira geopolítica da biodiversidade. Parcerias Estratégicas, Brasília, v. 6, n. 12, p. 5-19, setembro de 2001. Disponível em: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/view/175>. 2005. Acesso em: 03 de setembro de 2020.
³ HECK, E.; LOEBENS, F.; CARVALHO, P. D. Amazônia indígena: conquistas e desafios. Estudos Avançados, São Paulo, v. 19, n. 53, p. 237-255, Abril de 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142005000100015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 03 de setembro de  2020.  
4 BOUBLI, J. P.; HRBEK, T. Introdução À Biodiversidade Amazônica. In: MARCON, J. L.; MENIN, M.; ARAÚJO, M. G. P.; HRBEK, T. (Org.). Biodiversidade Amazônica: caracterização, ecologia e conservação. Manaus: Edua, 2012. Disponível em: <https://ppbio.inpa.gov.br/sites/default/files/Livro%20Biodiversidade%20Amaz%C3%B4nica%20Caracteriza%C3%A7%C3%A3o%20Ecologia%20e%20Conserva%C3%A7%C3%A3o%202012_0.pdf>.
5 VICENTE, J. P.Amazônia é megabiodiversa. O quanto? Ninguém sabe. National Geographic Brasil.  Projeto NatGeo Ilustra biomas: Amazônia. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/natgeo-ilustra/amazonia>. Acesso em: 03 de setembro de 2020.
6 SUFRAMA. Projeto potencialidades regionais-estudo de viabilidade econômica - Plantas para uso medicinal ou cosmético. Disponível em: http://www.suframa.gov.br/suf-publ.cfm>. 2005. Acesso em: 03 de setembro de 2020.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->