Página inicial > O que é? > Últimas notícias > IFPA CAMPUS ITAITUBA PROMOVE SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

IFPA CAMPUS ITAITUBA PROMOVE SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

• Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2022, 15h00
  • Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 16h49
imagem sem descrição.

Programação é feita pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena, o NEABI.

Atividades culturais com os alunos, danças, jogos de origem africana, filmes e palestras fazem parte da programação da semana de consciência negra. O evento começou na quarta, 16, no auditório do IFPA Campus Itaituba."Nós sabemos que consciência negra é uma pauta nacional, estadual, local, regional. E a gente está com uma programação bem completa esse ano.", disse o professor de inglês, Marcos Serafim, que também é coordenador do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena, NEABI, do campus Itaituba.

Foto: Marcos Serafim, Coordenador do Núcleo.

O NEABI é pautado pelas Leis nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003 e Lei nº 11.645, de 10 de Março de 2008. As duas incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" e o estudo da "História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira". O Neabi do IFPA Campus Itaituba possui 8 membros, entre eles 1 aluno.

Foto: Membros do NEABI.
Na quinta, 17, o filme Medida Provisória foi apresentado e debatido entre os participantes. Durante a sexta-feira, 18, palestras, mural antirracismo, mostra de gravuras fazem parte da programação. Jogos de origem africana estão à disposição dos alunos durante o horário dos intervalos das aulas.

A programação da consciência negra termina no sábado, 19. Pela manhã, no auditório do IFPA. O promotor Ítalo Costa Dias vai apresentar as ações do Ministério Público de Itaituba diante das práticas de injúrua racial e racismo. Também será elaborada uma Cartilha Antirracismo, projeto em parceria com a Faculdade de Itaituba (FAI). Apresentação de danças-afro e capoeira fecham o evento.