Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Itaituba - é uma Instituição de Ensino que tem como Missão “Promover a educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades por meio do ensino, pesquisa e extensão, formando cidadãos críticos, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do contexto sociocultural, político, econômico e ambiental da Região do Tapajós”.


A história do IFPA- Campus Itaituba inicia-se quando o ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Nº11.892/2008, de 29 de dezembro de 2008, que prevê Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e cria os Institutos Federais Multicampi. A partir desse momento, o antigo CEFET torna-se o Instituto Federal do Pará e o Município de Itaituba é agraciado com um Campus do IFPA.


Como parte inicial do processo de fundação do Campus de Itaituba, a Prefeitura deste Município, através da Lei Municipal nº 1.918/2008, doa o terreno para a construção do Prédio do Campus, na área ocupada pela antiga Fazenda Modelo do Governo Municipal de Itaituba. Fortalecendo essa parceria, a prefeitura também cede a Escola Alice Carneiro, para que se concentrasse o pólo avançado do IFPA.


Assim, no ano de 2009, concomintante ao início da obra de sua estrutura física, o IFPA já abria edital para o programa E-tec - Brasil, ofertando 05 (cinco) turmas de Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio e implantava o PARFOR/IFPA, com a abertura do Curso Superior de Pedagogia, nos Municípios de Novo Progresso e Jacareacanga, concretizando o processo de expansão regional.


Em 2010, tomam posse os primeiros servidores do Campus, que iniciam suas atividades ainda no pólo localizado na Escola Alice Carneiro. No final deste mesmo ano, acontece também o primeiro processo seletivo para formação de turmas de ensino presencial, na modalidade de Ensino Médio Integrado e Nível Superior em Tecnologia, oferecendo um total de 520 vagas.


Finalmente, em fevereiro de 2011, os servidores começaram a exercer suas atividades na sede localizada no Bairro Maria Madalena, nos cursos presenciais. Na sequência, em 01 de setembro de 2011, ocorreu a inauguração oficial das instalações definitivas do IFPA, Campus Itaituba. Neste mesmo dia, ocorre também à sucessão da Gestão do Campus de Itaituba, quando o Prof. Dr. Juracy Corrêa Castro, que esteve à frente de todo o processo de Implantação da instituição no Município, cedeu o cargo de Diretor Geral Pro Tempore para o Professor João Lobo Peralta. Após cinco anos da sua inauguração e terminada a fase de implantação do Campus, foi deliberado pelo Conselho Superior do IFPA, o processo para eleição direta para Diretor Geral do Campus, tendo ocorrido a eleição no dia 06 de abril de 2016, sendo eleito o Servidor Raimundo Lucivaldo Cruz Figueira, atual Diretor Geral
do Campus Itaituba.

 

Assunto(s): ,
Fim do conteúdo da página
-->