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Histórico do IFPA - Campus Itaituba

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 14h51 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 16h11 | Acessos: 184
IFPA - Campus Itaituba

missão: Promover a educação profissional e tecnológica de qualidade em todos os níveis e modalidades, por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando à formação integral de cidadãos capazes de contribuir para o fortalecimento de uma sociedade inclusiva, ética e sustentável.

Valores: Inclusão e integração; Democracia plena; Ética; Transparência; Sustentabilidade; Consciência crítica; Equidade; Respeito; Comprometimento; Justiça social; Excelência.

Visão: Ser referência em ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica atuante na formação integral do cidadão, contribuindo para o fortalecimento de uma sociedade inclusiva, ética e sustentável.

O município de Itaituba está localizado à margem esquerda do médio Tapajós, limita-se ao Norte com o município de Aveiro; ao Sul com Jacareacanga e Novo Progresso e a Leste com Altamira, Rurópolis e Trairão e a Oeste com o estado do Amazonas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Itaituba, se estabelece no município em função do plano de expansão da educação profissional, quando o então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sanciona a lei 11.892/2008, que permitiu a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Neste mesmo ano, a Prefeitura de Itaituba, através da Lei Municipal nº 1.918/2008, promove ações que culminam com a efetivação dos primeiros passos para a construção da estrutura física do Campus, concedendo a posse de 20 hectares de área pertencente ao patrimônio municipal para a União e concede temporariamente as dependências da Escola Municipal Alice Carneiro, para viabilizar as primeiras ações da instituição na região.

Em 01 de Setembro de 2011, acontece a inauguração oficial do prédio do IFPA – Campus Itaituba localizado na Estrada do Jacarezinho, s/n, Bairro Maria Magdalena, Itaituba – PA. Neste mesmo ano, como forma de consolidar a primeira etapa de implantação no município, o instituto forma, pelo programa E-tec Brasil, as primeiras turmas de técnicos em pesca, aquicultura, informática, eventos e saneamento, todos na modalidade subsequente, do pólo Itaituba.

Dentro dessa perspectiva, o Campus Itaituba trabalha no objetivo da formação da cultura da busca do desenvolvimento através da sustentabilidade, orientando a população para o empreendedorismo e o cooperativismo, na busca de processos que gerem trabalho e renda, em sintonia com a consolidação, o fortalecimento e as potencialidades dos arranjos produtivos culturais e sociais locais, privilegiando os mecanismos de inclusão social e de desenvolvimento sustentável.

No desenvolvimento das sociedades modernas, neste sentido, emerge a questão fundamental da educação profissional e tecnológica pelo estreito vínculo com o contexto educacional no processo histórico de formação do mundo contemporâneo. Estamos diante de processos que encerram, no seu âmago, as tensas relações entre o trabalho, o emprego, a escola e a profissionalização. Tais relações resultam de intrincada rede de determinações, mediações e conflitos entre diferentes esferas da sociedade: econômica, social, política, ambiental e cultural.

Como consequência, surge a necessidade de se construir um projeto educacional que integre a formação profissional ao campo da educação, universalizado e democratizado, em todos os níveis e modalidades. Nesse âmbito, a educação profissional e tecnológica deverá ser concebida como um processo de construção social que, ao mesmo tempo, qualifique o cidadão e o eduque em bases científicas, bem como ético-políticas, para compreender a tecnologia como produção do “ser social”.

Portanto, a educação tecnológica consiste em permitir ao futuro profissional, desenvolver uma visão social da evolução da tecnologia, das transformações oriundas do processo de inovação e das diferentes estratégias empregadas para confrontar os imperativos econômicos às condições da sociedade. Desta forma, promove-se no futuro profissional o desenvolvimento do senso crítico em relação ao mundo em que se insere regido pelos princípios de igualdade, solidariedade, ética e sustentabilidade.

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