MAIOR FEIRA DE CIÊNCIAS DE ITAITUBA COMEÇA HOJE NO IFPA

• Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 16h01
  • Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 16h39
imagem sem descrição.

Evento é realizado pelo Instituto Federal do Pará campus Itaituba.

A maior Feira de Ciências de Itaituba, município no sudoeste do estado, está de volta. É a 4ª edição do evento realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA. A Fecmita (Feira de Ciências e Mostra Científica de Itaituba) começa hoje, 9, e vai até sexta-feira, 11.
Neste ano, a feira contará com 4 oficinas, 6 exposições e 12 minicursos. Os temas são relacionados a diversos campos do conhecimento, como: biologia, robótica, história, matemática, informática, química, física, e outras áreas. A última edição aconteceu em 2019. Devido à pandemia de coronavírus, as atividades presenciais no campus estavam suspensas.

É a primeira vez que a estudante do curso Técnico em Informática, Iasmin Sousa, vai participar. Ela está no 3º ano do curso, que é integrado ao ensino médio. "Eu entrei (no IFPA) no ano de 2020, ainda não tive a oportunidade de participar devido a pandemia. E entendo que esse seja um momento de troca de informações entre alunos e professores. Além de ser uma troca de informações entre a comunidade em geral que vai estar participando. A Feira tem grande importância porque é ciência que vai estar envolvida ali", disse Iasmin.
O público-alvo da Fecmita são os estudantes do ensino fundamental e médio. "A Fecmita foi criada para garantir que nossos estudantes pudessem apresentar os resultados dos trabalhos de pesquisa, além dos resultados das atividades de inovação e dos projetos que são conduzidos dentro da nossa instituição, quanto nas escolas municipais e estaduais que compõe a nossa região", disse o diretor geral do IFPA Campus Itaituba, Lucivaldo Figueira.
Para ele, a Feira ainda é um marco importante para a divulgação científica da região de Integração do Tapajós. "Quero convidar os estudantes das escolas, os estudantes universitários para participar desse evento tão importante para a região de integração do Tapajós. E certamente vamos ofertar, para todos os nossos alunos e comunidade, uma oportunidade de apresentar e construir conhecimento", acrescentou.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA A COMUNIDADE

O evento é aberto para a comunidade. Alunos e professores de outras instituições de ensino também vão apresentar projetos.  "É um espaço que a gente tem para popularizar a ciência e a tecnologia. Onde a gente tem a possibilidade de estimular nos nossos alunos a prática da ciência, conciliar os aprendizados que eles têm em sala de aula com a prática da ciência", disse o professor Leonardo Villar, coordenador da Feira de Ciências.
Para a estudante Lara Cássen, do curso superior em Engenharia Ambiental e Sanitária, a FECMITA é um momento especial para quem gosta de aprender. "A importância principal é a divulgação da ciência aqui pra nossa comunidade, sobretudo uma ciência que é apresentada pelos alunos. É muito gratificante a gente estar lá prestigiando, participando, divulgando projetos que foram desenvolvidos aqui dentro para as outras pessoas. É um ambiente perfeito pra curiosidade. É muito importante a divulgação da ciência, especialmente aqui no Brasil", falou a estudante.
Quem quiser visitar a Feira, é só comparecer ao IFPA Campus Itaituba, localizado na rua Universitário s/n, bairro Maria Magdalena.
9 de Novembro
17h às 19h Cerimonial de Palestra de Abertura