Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Você está aqui: Página inicial > PSU2024
Início do conteúdo da página
PSU2024

PSU2024 - Técnico Integrado, Subsequente e Graduação

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 16h50 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 14h55 | Acessos: 56140
imagem sem descrição.

 

 

IFPA oferta mais de 7.000 vagas em cursos técnicos e superiores

O Instituto Federal do Pará (IFPA) deu início ao Processo Seletivo Unificado (PSU) 2024. São 2.744 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 2.160 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes e 2.099 para Cursos Superiores de Graduação. As vagas são para os campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Belém, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia.

O período de inscrições é a partir das 15h do dia 26 de outubro até às 23h59 do dia 27 de novembro, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: psu2024.ifpa.edu.br. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 40,00, mas candidatos que possuam Número de Identificação Social (NIS) e pertençam à família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, podem solicitar isenção da taxa a partir das 15h do dia 26 de outubro até às 23h59 do dia 06 de novembro.

Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados para alunos concluintes do Ensino Fundamental. A seleção será pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 7° e 8° ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os cursos técnicos subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram do Ensino Médio. A seleção também será por desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 1° e 2° ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Já para a Graduação, a seleção será realizada com base nas notas obtidas em cada área de conhecimento e na redação, avaliadas na mesma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano de 2020, 2021, 2022 ou 2023. O processo seletivo será composto por cinco fases, são elas: inscrição, homologação das inscrições, seleção e classificação dos candidatos, heteroidentificação e habilitação de matrícula.

Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas, os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou concorrência geral. Das vagas ofertadas como AC, até 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.

 

Acesse:

Edital e inscrição para TÉCNICO INTEGRADO

CONHEÇA OS CURSOS

 

Edital e inscrição para TÉCNICO SUBSEQUENTE

 CONHEÇA OS CURSOS

Edital e inscrição para GRADUAÇÃO

CONHEÇA OS CURSOS

 

 

 

Fim do conteúdo da página
-->