Página inicial > Últimas Notícias > Apresentação dos Projetos Integrados acontece dias 07 e 08 de dezembro no IFPA.

Apresentação dos Projetos Integrados acontece dias 07 e 08 de dezembro no IFPA.

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 17h34
  • Última atualização em Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 19h18

Na manhã da segunda-feira, 27 de novembro de 2017, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Campus Itaituba, realizou uma ação junto aos alunos do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, cuja finalidade consista na limpeza da praia Beira Rio do município de Itaituba-Pará.

O projeto faz parte do projeto intitulado: Revitalização do Espaço Beira Rio: Promovendo Incentivo à Educação Ambiental, desenvolvido pelos discentes: Amanda Ferreira , Cheiliane Araújo, Josileide Bezerra e Maria  Souza, do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental - 2016, tendo como orientadoras as professoras Ma. Jéssica Linhares e Ma. Eliana Machado Schuber e coordenador o professor Me. Brendson Carlos Brito. A atividade contou com o apoio da  Secretaria Municipal de Infraestrutura de Itaituba (SEMINFRA) e do 53º Batalhão de Infantaria de Selva (53º BIS).

A ação visou a retirada de lixo do local onde comumente são jogados pela população, como garrafas pets, vidros, sacolas, fraldas descartáveis, entre outros resíduos que representavam riscos à saúde da população que frequentam a praia. Durante a ação além da limpeza foram instaladas placas e lixeiras com objetivo de informar e conscientizar os frequentadores sobre importância de jogar o lixo no lixo.

Segundo o professor Brendson, o projeto faz parte das atividades da disciplina Projeto Integrador I, que tem como objetivo  tornar os processos de ensino e de aprendizagem interdisciplinar, mais dinâmicos, interessantes, significativos, reais e atrativos aos alunos e professores, englobando conteúdos e conceitos apreendidos nas disciplinas ofertadas no semestre cursado.

A professora Jéssica ressalta a importância da realização de projetos voltados para a sensibilização da população sobre a destinação adequada do lixo, pois o diagnóstico dos diversos espaços públicos do município tem demonstrado que grande arte da população ainda descarta os resíduos fora da lixeira, tornando os ambientes sujos, insalubres e desagradáveis.

Atualmente os Projetos Integradores estão sendo desenvolvidos pelas turmas 2014, 2015 e 2016 de Tecnologia em Saneamento Ambiental em diversas temáticas da área. Nos dias 7 e 8 de dezembro de 2017 esses projetos serão apresentadas pelos alunos ao público em geral no auditório do campus IFPA- Itaituba.