Brasil



Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2014
Tamanho do texto:
  • Aumentar Texto
  • Texto Normal
  • Diminuir Texto
Home Notícias

Notícias

Itaituba é a quinta parada da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação

 Itaituba é a quinta parada da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação
 
A quinta parada da Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Regional será no município de Itaituba, Sudoeste Paraense, a 1381 quilômetros de Belém. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae no Pará, será nos dias 18 e 19 de setembro. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
 
Exposições, palestras, oficinas e atividades interativas compõem a programação, que abordará temáticas ligadas a temas como Empreendedorismo, Inovação, Conhecimento Científico, Tecnologia, Educação, Meio Ambiente e outros. A expectativa é de que públicos diversos, com distintos interesses, participem da Mostra e adquiram novos conhecimentos.
 
Segundo o titular da Secti, Claudio Ribeiro, a Mostra tem grande relevância ao reforçar junto à população como Ciência, Tecnologia e Inovação podem ser instrumentos importantes para a melhoria da qualidade de vida de todos. “Com o evento, queremos mostrar que CT&I não são coisas distantes da realidade das pessoas. Além disso, queremos despertar vocações, talentos, entre os participantes, em especial nos mais jovens. No que diz respeito ao setor produtivo, queremos viabilizar o empreendedorismo inovador, sobretudo, nos empreendimentos de pequeno porte”, ressalta o secretário.  
 
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Vilson Schuber, diz que o município tem muito a ganhar com o evento. “Itaituba tem potenciais econômicos e oportunidades de negócios que poderão ser explorados ainda mais quando os empreendedores do município entenderem o quanto inovação é importante e como ela pode alavancar os empreendimentos. Por isso a importância da Mostra, ao criar oportunidades para a disseminação de conhecimentos relacionados ao tema, por meio de palestras e oficinas, e exemplos práticos de quem já inova”, frisa Schuber. 
 
Programação - Para aqueles interessados em incrementar os negócios ou se tornar um empreendedor, a Mostra terá estandes exclusivos para atendimento a este público. Instituições como Sebrae, Superintendência da Amazônia (Sudam), Associação Comercial de Itaituba (ACI), apresentarão programas especiais e linhas de crédito.
 
Pesquisadores, educadores, estudantes e o público em geral terão a oportunidade de conferir de perto parte da produção científico-tecnológica das principais instituições locais de Ensino e Pesquisa. As atividades abordam projetos relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Tecnologias Sociais, Sustentabilidade, Educação Ambiental e outros.
 
O público poderá, ainda, conhecer mais sobre alternativas viáveis para o desenvolvimento sustentável de Itaituba e região. É o caso da participação de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) os quais apresentarão palestras e exposições sobre experiências bem sucedidas nas áreas de laticínios, fruticultura, piscicultura e artesanato. A Prefeitura Municipal de Itaituba apresentará um panorama regional sobre o Turismo, Indústria, Comércio e Agronegócio.   
 
A abertura oficial do evento será na quinta-feira (18), às 19h, no auditório do IFPA, e contará com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Claudio Ribeiro, e do diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Vilson Schuber, entre outras autoridades. Confira a programação e faça suas inscrições no site www.semanact.pa.gov.br.
 
Serviço:
Mostra de CT&I para o Desenvolvimento Regional de Itaituba. Dias 18 e 19 de setembro, no Instituto Federal do Pará (IFPA), R. Universitário, S/N, B. Maria Magdalena. Funcionamento das 15h às 21h. Abertura oficial às 19h do primeiro dia.  Informações e inscrições no site do evento www.semanact.pa.gov.br.
 
 Texto: Ana Carolina Pimenta – Ascom Secti
 

Ciência sem Fronteiras abre oportunidades em 21 países

Ciência sem Fronteiras abre oportunidades em 21 países

 

Inscrições podem ser feitas até 30 de setembro

O programa Ciência sem Fronteiras anuncia novas chamadas para graduação-sanduíche. Ao todo são 21 países de destino. Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

O período de inscrições vai de 15 de agosto a 29 de setembro para as chamadas de nº 180 a 183, 196 a 204.  Já para as chamadas nº 179 e de 184 a 195, as inscrições vão de 16 de agosto a 30 de setembro. Acesse as chamadas e seus respectivos links de inscrição.

Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas estão obter nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos; e ser homologado pela instituição de ensino superior (IES) de origem (mérito acadêmico).

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período estudo no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet.

Atenção alunos do IFPA: Leiam atentamente o Regulamento sobre os Critérios de Excelência Estudantil do IFPA. Este Regulamento será de extrema importância para a homologação de candidaturas no Programa.

Mais informações por meio do site do programa Ciência sem Fronteiras.

 

 http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Eleições de Reitor e Diretores Gerais - IFPA 2014

Eleições de Reitor e Diretores Gerais - IFPA 2014

15 de setembro de 2014

 

Conforme reunião de posse dos novos Conselheiros do Conselho Superior – CONSUP, biênio 2014-2015, realizada no dia 08 de setembro de 2014, os Conselheiros abaixo relacionados foram designados como Comissão do Conselho Superior para selecionar os membros da Comissão Eleitoral Central para Eleição de Reitor e Diretores Gerais no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA.

 

Presidente: Mary Lucy Mendes Guimarães

Membro: Félix Junior Justino do Carmo

Membro: Ronaldo nunes Ramos

Membro: Joel Jefferson Ribeiro Simões

Membro: Carlos Renato Lisboa Francês

 

> Veja no D.O.U <

Chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014

Chamada CNPq-SETEC/MEC N º 17/2014

 

Assembléia Geral para egressos do IFPA - CONVOCATÓRIA

Assembléia Geral para egressos do IFPA - CONVOCATÓRIA

 

CONVOCATÓRIA

 

Assembléia Geral para egressos do IFPA com objetivo de escolher 02 (dois)  representantes que comporão o Conselho Superior do IFPA –CONSUP.

Cada egresso interessado deve inscrever-se no Campus de Itaituba, portando documento de identidade (RG), Diploma e/ou Certificado de conclusão de curso, do dia 08 a 12 de setembro de 2014.

E no dia 12/09 as inscrições se encerram às 10 horas e logo após haverá escolha dos representantes.

Página 1 de 21
Processo Seletivo 2014
Menu - CSS
Acesso à Informação
Resoluções CONSUP